Passageiros cada vez mais descontentes: Queixas contra companhias aéreas sobem 20% num ano

Os passageiros dos aeroportos nacionais têm-se mostrado cada vez mais descontentes e isso reflete-se nas queixas contra companhias aéreas, que registam um aumento de 20% em um ano.

De acordo com dados do Portal da Queixa, avançados pelo ‘Dinheiro Vivo’, as queixas às companhias aéreas subiram de 754 para 905, no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo do ano passado.

A TAP foi a companhia que liderou as reclamações no portal, com 44% das queixas. Só no mês passado, há registo de 62 queixas. Seguem-se a Ryanair, com 19% das reclamações, a EasyJet (10%), a Vueling (5%) e a Air Europa (4%).

Os mesmos dados, citados pelo jornal, mostram ainda que o cancelamento de voos e as questões relacionadas com reembolsos são as principais causas de reclamação, seguidas pelo atendimento e apoio ao cliente, problemas com bagagem e problemas no embarque.

Isto acontece numa altura em que dezenas de voos têm sido cancelados todos os dias, devido a uma crise no setor da aviação, em Portugal e também em toda a Europa.

No caso concreto do aeroporto de Lisboa, só esta quarta-feira há pelo menos 20 voos cancelados, de acordo com dados do portal da ANA – Aeroportos de Portugal.

Em causa estão 11 partidas e 9 chegadas, das quais a grande maioria pertence à companhia aérea portuguesa TAP, que na segunda-feira admitiu problemas no serviço, adiantando que a situação deve prolongar-se nas “próximas semanas”.

A ANA disse à Lusa que o “aeroporto de Lisboa implementou medidas para apoiar as companhias aéreas, nomeadamente a instalação de balcões móveis suplementares na área de transferências para reagendamento de voos”, reforçando ainda as equipas de apoio e distribuição de águas.

Na origem destas situações, não só em Portugal, mas na Europa, estão falta de pessoal, greves e outros fatores externos agravantes, nomeadamente climáticos, relacionados com a covid-19 ou com imprevistos, como é o caso do rebentamento do pneu de um jato particular que encerrou por algumas horas a pista do aeroporto de Lisboa, na tarde da passada sexta-feira.

Ler Mais


Comentários
Loading...