Ómicron: Nova “variante de preocupação” circula há várias semanas nos EUA e alerta autoridades. O que se sabe da BA.4.6?

As novas subvariantes da Ómicron COVID, como a BA.4 e BA.5, estão a contribuir decisivamente para uma nova onda de reinfeções, sobretudo nos Estados Unidos. No entanto, há uma nova subvariante a merecer o alerta das autoridades sanitárias americanas, revelou a publicação ‘Fortune’: o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, está a rastrear uma nova “variante de preocupação”: a BA.4.6. Segundo a agência, está a “circular há várias semanas” no país.

“Variantes preocupantes” são aquelas que apresentam maior transmissibilidade, redução da eficácia do tratamento, aumento da gravidade ou diminuição da neutralização por anticorpos.

Segundo o CDC, a BA.4.6 representou 4,1% dos casos da Covid-19 nos EUA até 30 de julho – foi também detetada em 43 outros países, de acordo com dados do ‘surto.info’.

A BA.5, que um epidemiologista chamou de “a pior versão do vírus que já vimos” devido à sua maior transmissibilidade e capacidade de evadir a imunidade existente, ainda é dominante nos EUA, representando 85,5% de todos os casos da Covid-19.

Até ao momento, não há muitos dados sobre se BA.4.6 é melhor do que BA.4 ou BA.5 na evasão da imunidade. Mesmo que a BA.4.6 não seja significativamente pior do que as subvariantes existentes, a velocidade com que novas variantes de preocupação estão a surgir tem alarmado as autoridades de saúde pública.



Comentários
Loading...