Oito em cada 10 portugueses poderiam estar a pagar menos na sua fatura de energia: poupança pode ultrapassar os 200 euros anuais

Oito em cada 10 portugueses poderiam estar a pagar menos na sua fatura de energia, segundo revelou um estudo da responsabilidade do ComparaJá.pt, plataforma de comparação e análise de produtos e serviços, que apontou que os portugueses que procuram os serviços disponibilizados pela plataforma conseguem de facto poupar em eletricidade e gás – ou seja, apenas 20% dos portugueses têm a melhor proposta no que às tarifas de eletricidade e gás diz respeito.

Segundo a plataforma, os consumidores acabam por se conformar às tarefas que já contrataram e desconhecem a possibilidade de mudar de comercializadora com uma só chamada. Desde 2021, a plataforma já ajudou mais de 65 mil famílias portuguesas a comparar os seus preços de eletricidade e gás, de acordo com o portal que também compara produtos financeiros como propostas de crédito à habitação ou de crédito pessoal. Em média, a poupança ronda os 200 euros anuais.

“Acreditamos que num futuro próximo conseguiremos ajudar ainda mais famílias no momento de escolher uma tarifa de energia. Desde que não exista nenhum plano de fidelização, é possível alterar as tarifas de energia de forma regular”, apontou Regina Xavier, diretora de energia do ComparaJá.pt. “Apesar de a poupança média assumir um número significativo, houve casos em que foi possível fazer com que os consumidores poupassem 500, 600 ou mesmo 700€ anuais”, reforçou.

Para a responsável, os números são “claros e preocupantes”, porém há formas de “combater e de reduzir o impacto da inflação”: “Os preços da energia não aumentavam tanto desde os anos 80 e a tendência será mesmo esta. Este é, por isso, um momento essencial para analisarmos os custos que temos em casa e procurar as melhores soluções para os diminuirmos.”

Regina Xavier garantiu ainda que “uma das soluções passa, invariavelmente, por poupar e conseguir a oferta mais justa e mais personalizada do mercado. Nesse sentido, será sempre positivo contar com a colaboração de um simulador como o do ComparaJá.pt visto que, para além de ser gratuito, irá comparar de forma imparcial todas as tarifas do mercado”.



Comentários
Loading...