Obra-prima de ‘art déco’ da Peugeot vai a leilão: mítico 402 Coupé Darl’Mat pode atingir quase 1,5 milhões de euros

A história entre a Peugeot e os Estados Unidos não é particularmente rica mas o amor dos americanos pelos modelos históricos da marca francesa não dá sinais de enfraquecimento. Depois da venda de um Peugeot 1916 por mais de 6,8 milhões de euros, em Los Angeles, agora é um modelo do período entre grandes guerras que poderá causar violentos ‘ataques’ nos leilões deste verão.

A RM Sotheby’s vai disponibilizar uma cópia muito rara do Peugeot 402 a 19 de agosto, em Monterey (Califórnia) – estima-se que possa atingir um valor entre o 1,2 e 1,5 milhões de euros.

Não é um Peugeot 402 qualquer mas um exemplar de Emile Darl’Mat, Marcel Pourtout e Georges Paulin (devemos aos dois últimos o design dos primeiros hardtops retráteis), de 1938. Isto porque a marca francesa já estava cansada de fazer carros normais para um público de massa e queria voltar aos seus primeiros dias de sucesso nas corridas. Este Peugeot 402 Darl’mat Special Coupe de 1938 da Pourout é o resultado dessa nostalgia inicial e um exemplar perfeito da ‘art déco’ no mundo automóvel.

Acredita-se que Darl’Mat tenha construído um total de 150 destes Peugeots aerodinâmicos, dos quais apenas 20 são coupé, e apenas 6 foram baseados no chassis leve 402. Nos anos seguintes, acredita-se que apenas três sobreviveram, tornando este um carro muito raro. Esta cópia em particular é um verdadeiro pedaço de história, uma vez que foi oferecida por Darl’Mat a Alfred Giauque, diretor de estudos mecânicos da Peugeot.

Depois de passar por diferentes mãos, este coupé 402 chegou aos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970 e lá permaneceu. A partir dos anos 2000, beneficiou de vários restauros que lhe permitem apresentar hoje uma condição de competição, que lhe valeu nomeadamente uma exposição no Museu de Arte de Phoenix.




loading...
Comentários
Loading...