Nota do secundário é influenciada em 20% por turma e escola, revela estudo da Nova SBE

Cerca de 20% da nota que cada aluno obtém no final do ensino secundário é ditada pela turma e escola que integra, segundo um estudo realizado pelo Centro de Economia da Educação na Nova School of Business and Economics que compara as classificações atribuídas a vários estudantes nos últimos anos.

O desempenho dos colegas influencia as notas individuais, ou seja, quanto pior for, mais possibilidade cada estudante tem de obter uma classificação alta, principalmente na disciplina de matemática, concluiu a análise intitulada de ‘Notas internas no ensino secundário: o impacto da comparação entre alunos/as’.

Os estudantes são avaliados tendo em consideração diversos fatores, não apenas o seu conhecimento. No caso de fazerem parte de uma turma com menos capacidades, têm possibilidade de ter uma nota mais alta, de acordo com o investigador na Nova SBE Pedro Freitas.

Esta pesquisa tem como objetivo entender como “dois alunos com o mesmo tipo de conhecimento, mas inscritos em escolas ou turmas com níveis de aproveitamento muito diferentes, terão a mesma nota”. Para tal, foram analisadas as notas de 930 mil jovens do 10.º ano do ensino público, com português ou matemática, nos anos letivos de 2007-2008 e 2017-2018.

“Um aluno que está numa turma ou numa escola em que o nível médio dos alunos é relativamente mais baixo tem uma maior capacidade de ter uma nota mais alta porque aquele aluno está a ser avaliado não apenas pelos seus conhecimentos em absoluto, mas está também a ser comparado com os seus colegas”, esclareceu Pedro Freitas à Renascença ao frisar que “a âncora de avaliação do professor” determina parte da nota, com base na média da turma ou na média dos alunos que o docente tem.

Apesar de o estudo dar conta que “pelo menos 20% da nota pode vir destes fatores”, no geral, há distinções entre disciplinas, sendo que “em matemática é maior do que em português, por exemplo”, relatou o investigador.

Esta investigação, divulgada na inauguração da sala virtual do Nova SBE Digital Experience Lab, MetaDEL, foi apresentada como “a primeira sala no metaverso de uma escola portuguesa”.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas