“Mudança do estado do tempo”: Semana do Natal marcada por frio, chuva forte e trovoada

Mais uma semana a começar e esta é especial porque traz com ela o Natal, que será, este ano, marcado por frio, muita chuva e também trovoada, de acordo com o ‘Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Após um período de tempo seco, noites frias e ocorrência de nevoeiros, por vezes persistentes, no Nordeste Transmontano e Beira Alta”, espera-se que esta semana traga uma “mudança do estado tempo em Portugal Continental”, revela.

Esta mudança, segundo explica o IPMA em comunicado, começou já na tarde de domingo e tem como causa a “aproximação de uma depressão com expressão em altitude”.

Assim, esta semana “será em geral caracterizada pela ocorrência de precipitação”, que “será por vezes forte em diversos períodos ao longo da semana, em especial terça-feira dia 21”.

Há também “uma probabilidade elevada (de chuva) para os dias de consoada e de Natal”, revela o organismo, sublinhando que  a precipitação “pode ser acompanhada de trovoada”, acrescenta.

As previsões apontam ainda que “entre os dias 23 e 26 de dezembro (quinta-feira e domingo) existe a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela”.

“O vento será do quadrante sul, temporariamente forte no litoral e terras altas, com rajadas até 65 km/h e 80 km/h, respetivamente, nos dias 20 e 21”, adianta ainda o IPMA na mesma nota.

Adicionalmente, “entre os dias 20 e 26 de dezembro (esta segunda-feira e domingo), a temperatura do ar apresentará em geral valores amenos, 1 a 3 graus acima dos valores normais para a época do ano”.

Desta forma, concretiza o organismo, “a temperatura máxima vai variar entre 8 a 18 graus e a temperatura mínima entre 6 a 16 graus, exceto no interior Norte e Centro no dia 20, onde varia ainda entre 0 e 8 graus”, conclui.

Ler Mais


Comentários
Loading...