Mítico Audi Sport quattro vai a leilão: valor pode superar um milhão de euros

Direto do mundo dos ralis, o Audi Sport quattro, perfeitamente preservado, poderá, no próximo sábado, bater recordes no leilão organizado pela RM Sotheby’s em Monte Carlo – dada a sua raridade, o seu estado quase novo e os 2.785 quilómetros apresentados no hodómetro, está estimado entre 750 mil e um milhão de euros. Mas, neste tipo de eventos, o preço costuma subir muito além das expectativas.

O que torna este Audi tão especial? Além da exclusividade, o Sport quattro tem uma história muito característica – o modelo nasceu no início dos anos 80 como uma evolução radical dos primeiros modelos com tração nas quatro rodas da empresa alemã.

O lançamento deste novo Audi foi necessário para enfrentar a concorrência, começando com o Peugeot 205 Turbo 16 e seu motor central mais ágil, e o lendário Lancia 037. Para participar no Mundial de Ralis, no entanto, a Audi teve de fabricar pelo menos 200 exemplares homologados para a estrada e derivados do modelo de competição.

O motor, com cilindrada de 2.133 cc3, é capaz de entregar 306 cv e 370 Nm. O carro está equipado com uma caixa manual de 5 velocidades, três diferenciais (bloqueio central e traseiro) e tração nas quatro rodas. O Sport quattro tinha apenas 4,16 metros de comprimento e pesava apenas 1.298 kg. O desempenho foi excelente para a época, com 4,8 segundos de 0 a 100 km/h e 250 km/h em velocidade máxima.

O desempenho é, portanto, bastante comparável ao de um carro desportivo moderno como, por exemplo, o novo Audi S3. O preço, no entanto, era muito menos acessível do que um S3 hoje. Para comprar um Sport quattro na época, tinha de desembolsar o equivalente a 250 mil euros atualmente.



Comentários
Loading...