Marmota ‘meteorologista’ do Canadá morre antes de cumprir a tradição e prever a duração do inverno

A tradição é celebrada com grande festa em Punxsutawney, nos EUA, mas também noutras partes do mundo, como no Canadá: o Dia da Marmota. Mas, em Val-d’Espoir, no Quebeque, a festa está a ficar marcada pela morte da personalidade principal celebrada – a marmota.

Diz o folclore que, a cada 2 de fevereiro, as marmotas saem das tocas para ‘prever’, segundo se veem ou não a própria sombra, se o inverno ainda vai durar seis semanas ou se o tempo primaveril está para breve.

Em Val-d’Espoir, cabia à marmota Fred (que nos EUA tem o ‘primo’ Punxsutawney Phil) as honras de previsão mas, esta quinta-feira, o presidente da comissão de organização das festividades foi tentar tirar o animal da toca e encontrou-o morto, ao que tudo indica durante o período de hibernação.
No momento, segundo a Radio Canada, anunciou “a morte de Fred, a marmota”.

Para respeitar a tradição, e apesar da marmota verdadeira ter morrido, os organizadores do Quebeque agitaram uma marmota empalhada, para que pudesse ser celebrada pelos presentes a previsão de uma primavera tardia, daqui a mais seis semanas.

A previsão foi a igual à de Phil, a marmota de Punxsutawney.

A tradição das ‘marmotas meteorologistas’, tem raízes nas tradições católicas do Dia da Apresentação de Jesus no Tempo.

A tradição ditava que no dia 2 de fevereiro, os cristãos levassem as velas para serem benzidas nas igrejas. Seria, segundo a crença popular, uma forma de trazer abundância para o lar e bênçãos para o resto do inverno.

Com o tempo, começou a associar-se a altura como prognóstico sobre o quão longo ainda seria o inverno. Na Alemanha, acredita-se, disseminou-se a ideia de que, se nesse dia um ouriço, ao sair da hibernação, visse a própria sombra, haveria um “Segundo Inverno”, ou seja, mais seis semanas de tempo frio. Quando os colonos alemães foram para os EUA, introduziram a tradição e lendas.

Como não havia ouriços nos EUA, outro animal que hiberna foi escolhido: a marmota. Começou a celebrar-se em Punxsutawney em 1886, de acordo com os mais antigos registos de jornais.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas