Marcelo volta a apontar o dia 29 de março como data da tomada de posse do novo Governo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, voltou a apontar o dia 29 de março como a data da tomada de posse do novo Governo, sem dar certezas oficiais de que será mesmo esse o dia escolhido, avança a ‘Renascença’.

Em declarações à margem do lançamento de um livro do médico José Roquette, Marcelo disse ainda que no dia anterior, 28 de março, deveria acontecer a instalação da Assembleia da República, na sequência do apuramento dos resultados da repetição das eleições legislativas no círculo da Europa.

“O ideal era fazer o Conselho de Estado depois de haver Governo instalado e a nova Assembleia, porque há uma parte dos titulares do Conselho de Estado que é renovável ou está lá outro título”, começou por referir o Chefe de Estado, citado pela estação.

Segundo o responsável, “a evolução rápida dos acontecimentos e o ter de esperar muito, muito, muito, levou a considerar que fazia sentido antecipar e não esperar para o dia 29. Vamos imaginar que a 29 é a tomada de posse do Governo e a 28 a instalação da Assembleia”, referiu.

“Houve essa antecipação de 15 dias, que não é o ideal, porque ainda com a composição atual, que em parte é provisória em termos de futuro, mas importava ouvir para ir acompanhando a evolução dos acontecimentos” na Ucrânia, explicou ainda Marcelo.

O Presidente da República ressalvou também que o Conselho de Estado não tem a competência do Conselho Superior de Defesa Nacional que “trata das questões militares e tende a decidir sobre elas”, ainda assim, “é útil para o Presidente ouvir a sensibilidade dos vários setores políticos relativamente à evolução”.

Esta já não é a primeira vez que Marcelo aponta o dia 29 de março como data da tomada de posse. Em meado de fevereiro, após a entrega de prémios Bial, o Presidente remeteu para esse dia quaisquer esclarecimentos sobre o assunto, levando a crer que seria o dia escolhido. “Não tenho nada a dizer até 29 de março. 29 de março, 29 de março”, repetiu na altura.

Ler Mais



Comentários
Loading...