Legislativas: Impacto da pandemia “pode alterar resultados”, alerta diretor do centro de sondagens da Católica

Ricardo Ferreira Reis, diretor do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, alerta que o impacto da pandemia de Covid-19, pode “alterar” os resultados das legislativas de 30 de janeiro, por causa da elevada abstenção que se espera.

“Estamos muito preocupados com a forma como a pandemia pode alterar resultados. Nós temos a perceção de que isso tem acontecido nas últimas eleições em pandemia e que pode voltar a acontecer”, afirma em declarações à ‘Antena 1’.

O responsável refere-se às pessoas infetadas ou em isolamento que apesar de ser permitido, podem decidir não ir votar. “São grupos que podem ter receio e não ir votar, ou chegar, encontrar uma fila grande e desistir”, explica.

Ricardo Ferreira Reis refere que as sondagens correspondem às opções dos eleitores, mas admite que até à votação pode haver mudanças de opinião. Contudo, são sempre uma ferramenta importante para os candidatos políticos.

“Compreendo que o discurso politico tem que ser aquilo que a circunstância política determina, mas são mais do que evidentes os indícios de que ligam muito às sondagens”, afirma à ‘Antena 1’.

O especialista refere-se por exemplo, à “alteração do discurso do primeiro-ministro durante a campanha eleitoral, em função de resultados de sondagens que se foram alterando”, afirmou.

“E há outros exemplos de lideres que aparentemente não ligam nada às sondagens, mas depois notamos um conjunto de indícios e expressões que usam, que determinam que olham para elas com muita atenção”, conclui.

Ler Mais


Comentários
Loading...