Legislativas: Hoje é o último dia de inscrições para eleitores que queiram votar antecipadamente em mobilidade

Esta quinta-feira, dia 20 de janeiro, é o último dia para que possa inscrever-se para efetuar o voto antecipado em mobilidade, uma semana antes das eleições, marcadas para o próximo dia 30 de janeiro.

A opção está disponível para qualquer eleitor em território nacional e pode ser feita de duas formas: manifestando essa intenção à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou por meio eletrónico; ou online.

Se escolher a segunda alternativa, pode fazê-lo através deste site, criado pelo Governo para o efeito e onde deve indicar o nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, município onde pretende exercer o direito de voto antecipado em mobilidade, contacto telefónico e email.

A votação antecipada acontece a 23 de janeiro, havendo 1.303 mesas de voto antecipado em mobilidade em todo o país, o dobro das criadas nas presidenciais. No dia da votação, os eleitores inscritos devem deslocar-se à mesa de voto escolhida e apresentar o documento de identificação, indicando freguesia onde estão inscritos.

Para além disso, segundo os prazos estipulados para estas eleições, os eleitores que se encontrem internados no hospital, ou presos, podem exercer o direito de voto antecipado também até esta quinta-feira, 20 de janeiro. O mesmo se aplica a quem está recenseado em Portugal mas encontra-se deslocado no estrangeiro por motivos profissionais, escolares ou de saúde.

Cidadãos internados em lares e instituições similares podem inscrever-se para votar a partir de hoje e até dia 23. Depois, entre 25 e 26 de janeiro, o presidente da câmara municipal ou o seu representante irá deslocar-se ao local onde está o eleitor para entregar e recolher o boletim de voto.

Mais de 10 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro são chamados a votar nas eleições legislativas de dia 30, para escolher 230 deputados.

Ler Mais


Comentários
Loading...