Lahars: A nova ameaça que a ilha de La Palma enfrenta. Saiba do que se trata

A previsão meteorológica para os próximos dias em La Palma – a ilha espanhola onde está ativo o vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias – não é favorável, podendo contribuir para a formação de lahars, um fenómeno frequente em zonas vulcânicas.

Segundo o ‘La Vanguardia’, um episódio intenso de chuvas nas Ilhas Canárias está previsto para começar amanhã, sexta-feira, durando até sábado e podendo causar uma situação perigosa, sobretudo em La Palma.

De acordo com a previsão da Agência Meteorológica do Estado (AEMET), esse episódio vai afetar em especial, as regiões de Tenerife e La Palma, que continuam a ser muito castigadas pela atividade do vulcão Cumbre Vieja.

E se, por si só, esta situação já pode causar perigo, ocorrer numa ilha com um vulcão ativo pode gerar o aparecimento de lahars, algo que os especialistas desejam que não aconteça.

Isto porque os lahars são a principal causa de risco associado aos vulcões. Tratam-se de fluxos de sedimentos e água que se movem desde as encostas dos vulcões e se caracterizam por conter grandes blocos de rocha, que podem destruir tudo no seu caminho, o que pode ser terrível para La Palma.

O principal perigo dos lahars é que, primeiramente, são um fenómeno bastante imprevisível e, em segundo lugar, podem atingir uma grande velocidade e destruir tudo o que encontram, embora dependam do ângulo de inclinação em que se movem e da sua viscosidade própria.

Na verdade, o facto de os lahars serem frequentes em vulcões acontece porque, normalmente, as encostas de vulcões ativos são cobertas por abundantes fragmentos soltos de rocha vulcânica que, quando misturados com água, por exemplo da chuva, formam fluxos descendentes e muito perigosos.

O lado positivo é que, como explicou o geólogo, Lorenzo Pasqualini, em La Palma não existem encostas muito íngremes, pelo que é muito difícil a ocorrência de lahars como resultado da mistura entre a água da chuva e o material vulcânico, que continua a ser expelido do Cumbre Vieja.

Mas mesmo que o fenómenos dos lahars não chegue a acontecer, a chuva intensa pode ter outros efeitos negativos, como esgotos entupidos ou algumas inundações locais em determinados municípios de La Palma.

Ler Mais


Comentários
Loading...