La Palma atingida por novo “tsunami de lava”. Veja as imagens impressionantes

Especialistas descobriram um novo “tsunami de lava” que flui rapidamente do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma. Imagens partilhadas nas redes sociais mostram o fenómeno.

O vulcão começou a entrar em erupção há quase um mês, obrigando à retirada de milhares de pessoas, à medida que a lava percorria as cidades em direção ao Oceano Atlântico.

Um vídeo publicado pelo Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, conhecido como INVOLCAN, mostra o chamado “tsunami” a sair o vulcão. A cena, segundo o instituto, é uma imagem de “velocidade incrível” que mostra “o transbordamento do canal de lava”.

O governo das Ilhas Canárias afirmou que este é “o vulcão mais prejudicial da Europa nos últimos 100 anos”. O presidente, Ángel Víctor Torres, disse na quinta-feira que embora haja “tristeza e incerteza” na ilha, também há esperança e coragem. “Não vamos desistir”, afirmou.

Na quinta-feira, a lava invadiu mais de 674 hectares, de acordo com o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão Europeia. Desde que a erupção começou a 19 de setembro, 6.800 pessoas foram retiradas e 1.548 edifícios foram destruídos.

Outros vídeos publicados pelo INVOLCAN mostram vários metros de lava – com camadas de rochas pretas em torno de um núcleo fumegante de laranja e vermelho – movendo-se lentamente pelos bairros, cobrindo ruas e engolindo objetos que estão no seu caminho.

A agricultura da ilha, principal fonte de rendimento para os habitantes, foi afetada pela erupção, com mais de 179 hectares de cultivo destruídos. As plantações afetadas incluem bananeiras, vinhas e abacates, entre outras.

Em conjunto com o caminho da lava, outra grande preocupação para os locais é o acúmulo de cinzas. O governo disse esta sexta-feira que distribuiu mais de 22 mil pares de óculos e 280 mil máscaras em áreas que foram afetadas diretamente pela erupção.

Os cidadãos foram incentivados a permanecer dentro de casa e a cobrirem totalmente a pele, caso tenham de sair.

Ler Mais


Comentários
Loading...