Isabel dos Santos refugia-se no Dubai para fugir a mandado de captura internacional

A empresária angolana Isabel dos Santos estará desde 18 de novembro, dia em que foi anunciada a emissão de um mandado de captura internacional, a viver no Dubai, de acordo com uma investigação da Bellingcat.

Após ter sido emitido o mandato, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola a 3 de novembro, a organização especializada em verificar dados em fontes abertas analisou a geolocalização de fotografias e vídeos e comparou com imagens na Internet. Assim, foi possível descobrir que a empresária angolana tem estado no Dubai, onde detém um luxuoso apartamento, num exclusivo condomínio Bulgari, numa ilha artificial.

A empresária é procurada por suspeitas dos “crimes de peculato, fraude qualificada, participação ilegal em negócios, associação criminosa e tráfico de influência, lavagem de dinheiro”, estando sujeita a cumprir uma pena máxima de 12 anos de prisão, segundo o mandato.

Isabel dos Santos apenas terá saído dos Emirados Árabes Unidos uma vez, desde meados de novembro, para assistir ao jogo entre a Argentina e a Croácia, no Mundial de futebol do Qatar, dia 13 de dezembro, avança a SIC Notícias.

A filha de José Eduardo dos Santos, que tem nacionalidade angolana e russa, é suspeita em vários processos crime em Portugal e em Angola, no Âmbito dos ‘Luanda Leaks’, uma fuga de informação com mais de 700 mil documentos, revelada há três anos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

Apesar das alegações de que a fortuna da empresária tem origem fraudulenta, Isabel dos Santos recusa alguma vez ter sido desonesta e defende a sua inocência há anos. 

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas