IRS: Mais de um milhão de declarações entregues em cinco dias

Os contribuintes já entregaram mais de um milhão de declarações de IRS, desde que o prazo abriu a 1 de abril, ou seja, em apenas cinco dias, de acordo com as estatísticas do Portal das Finanças.

Segundo a mesma informação, até às 1h18 desta terça-feira, dia 5 de abril, já tinham sido submetidas 1.033.047 declarações de IRS, das quais 868.016 correspondem à primeira fase e 165.031 à segunda.

Este ano a barreira de um milhão de declarações submetidas foi atingida mais cedo, uma vez que em 2021, recorde-se, só ao sexto dia foi ultrapassado esse marco.

A campanha do IRS 2021 arrancou a 1 de Abril, prolongando-se até ao próximo dia 30 de Junho. Os contribuintes têm assim três meses para submeter a declaração de rendimentos relativa a 2021, quer seja através do IRS automático, se reunirem as condições para tal, ou preenchendo o Modelo 3.

Tal como no ano passado, o prazo de entrega da declaração anual do IRS aplica-se a todas as tipologias de rendimentos, independentemente de se tratar de trabalho, de pensões, de capitais ou prediais (rendas), tendo de ser feita exclusivamente por via eletrónica, através do Portal das Finanças.

Os reembolsos de IRS, feitos pelo Governo após a entrega, deverão chegar aos contribuintes no prazo de 12 dias, de acordo com informações apuradas pela Multinews, junto do Ministério das Finanças.

Segundo a mesma fonte, este é o prazo para os contribuintes que aderirem ao IRS automático (com declaração pré-preenchida). Por outro lado, aqueles que fizerem o IRS manual, terão de aguardar 19 dias pelo reembolso. Espera-se o reembolso de todos o contribuintes num prazo médio de 17 dias.

“A expectativa é retomar o prazo de reembolsos pré-pandemia, ou seja, reembolsar todos os contribuintes num prazo médio de 17 dias (no caso do IRS automático pode ser em cerca de 12 dias e nos restantes casos de 19 dias)”, referiu fonte oficial.

Também o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, já fez uma estimativa de que o processamento dos reembolsos do IRS se inicie na primeira quinzena de abril, com os contribuintes abrangidos pelo IRS automático. “Começaremos a fazer processamento de reembolsos durante a primeira quinzena de abril”, disse à Lusa.

Ler Mais


Comentários
Loading...