Hidrogénio Verde: Gás renovável deve chegar às “bombas” em 2022

O hidrogénio verde deve chegar às “bombas” portuguesas já no próximo ano, uma vez que a Dourogás está a apostar na descarbonização da rede de postos de abastecimento de veículos, criando o primeiro posto do gás renovável em Portugal em breve, avança o ‘Negócios’.

Segundo a mesma publicação, a empresa pretende criar esse primeiro posto de hidrogénio verde em Vila Franca de Xira, prevendo-se que esteja em funcionamento em 2022.

“Já temos um projeto aprovado (pelo Portugal 2020) para instalar, na área logística próxima de Vila Franca de Xira, o primeiro posto de hidrogénio verde do país”, revela Nuno Moreira, CEO da Dourogás, citado pelo jornal.

A expectativa é de que o projeto arranque ainda em 2021, sendo concluído no início do próximo ano. “Vai estar disponível para viaturas ligeiras e pesadas que queiram abastecer”, adianta o responsável sublinhando que o hidrogénio verde será produzido a partir de biogás.

“São as empresas gasistas que vão desenvolver a mobilidade a hidrogénio”, explica Nuno Moreira ao ‘Negócios’, num projeto que terá um investimento de cerca de dois milhões de euros, financiados pelo Portugal 2020.

Nuno Moreira sublinha que este primeiro posto de hidrogénio verde é competitivo em termos de preço, uma vez que a expectativa é que “o custo total de exploração de uma viatura a hidrogénio seja, no mínimo, equivalente à viatura diesel semelhante”, esclarece ao ‘Negócios’.

No futuro, O CEO da Dourogás prevê ainda que os postos a gás sejam substituídos por postos de hidrogénio, assim que as tecnologias que o permitem estejam “mais maduras”.

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...