Havia casa, mas a reserva era falsa. Mais de 100 turistas de todo o mundo vítimas de golpe no Booking

É cada vez mais fácil e rápido reservar um apartamento para férias em qualquer local do mundo, e isso deve-se principalmente ao surgimento de plataformas online como Booking ou AirBNB.

Mas como sempre há pessoas que procuram ganhar dinheiro através do engano e fraude deste tipo de serviços legítimos. Isso aconteceu com uma casa no norte de Londres (Inglaterra) a mais de 100 pessoas de todo o mundo, avança a ‘BBC’

Segundo a estação, quando as pessoas chegaram à morada indicada na página do Booking encontraram a surpresa mais desagradável que poderiam imaginar: havia casa, mas a reserva era falsa. 

Tudo começou numa manhã de julho, quando Gilian, a dona de uma casa no norte de Londres, ouviu que alguém tinha batido à sua porta. “Abri e era uma mulher pobre, muito cansada, presumivelmente de Hong Kong, com a sua filha e centenas de malas, pareceu-me que vinha do aeroporto” explicou à ‘BBC’.

A mulher garantiu que tinha uma reserva no Booking para aquela casa, no entanto, Gillian nunca tinha colocado a sua casa na plataforma e, apesar de lamentar, pediu às duas para saírem. Dentro de algumas horas, outro grupo de pessoas veio à sua porta com a mesma história.

No dia seguinte, Gilian relatou no Booking que tinha recebido a visita de várias pessoas a dizer que tinham reservado a sua casa pela plataforma, sem que ela o anunciasse. Após uma semana, a empresa retirou do seu site o anúncio da casa.

No entanto, o problema não acabou por aqui. Entre 4 e 29 de julho, mais de 100 turistas vindos de Hong Kong, Los Angeles, Austrália, Arábia Saudita entre outros, apareceram à porta da mulher, dizendo que tinham um reserva para aquela casa.

Por sua vez, o Booking tentou minimizar o problema: “Levamos a segurança muito a sério e todas as semanas facilitamos milhões de estadias, a maioria das quais são realizadas sem nenhum problema”, informou em comunicado.

“Infelizmente, os golpes são uma batalha que enfrentam muitos trimestres fraudadores sem escrúpulos que procuram tirar vantagem, e é algo que estamos a enfrentar de forma agressiva”, acrescentou.

Esses golpes são muito perigosos, principalmente porque são muito bem desenhados, mas existem maneiras de detetá-los. Por exemplo, se as pessoas tivessem pesquisado a morada fornecida no Google Maps, teriam visto que as imagens da casa não correspondiam às da morada, detetando o engano.

Ler Mais



loading...
Comentários
Loading...