Governo espera devolver reembolso do IRS em 12 dias

Os reembolsos de IRS, feitos pelo Governo após a entrega, deverão chegar aos contribuintes no prazo de 12 dias, de acordo com informações apuradas pela Multinews, junto do Ministério das Finanças.

Segundo a mesma fonte, este é o prazo para os contribuintes que aderirem ao IRS automático (com declaração pré-preenchida). Por outro lado, aqueles que fizerem o IRS manual, terão de aguardar 19 dias pelo reembolso. Espera-se o reembolso de todos o contribuintes num prazo médio de 17 dias.

“A expectativa é retomar o prazo de reembolsos pré-pandemia, ou seja, reembolsar todos os contribuintes num prazo médio de 17 dias (no caso do IRS automático pode ser em cerca de 12 dias e nos restantes casos de 19 dias)”, referiu fonte oficial.

Este números são muito inferiores aos do ano passado. Recorde-se que em 2021 o prazo para o reembolso do IRS automático foi de 17 dias e para o manual de 32 dias, elevando assim o prazo médio para os 27 dias.

A entrega do IRS começa já esta sexta-feira, dia 1 de abril e termina a 30 de junho, abrangendo mais de 5,4 milhões de famílias. O único método de entrega é online, tanto para trabalhadores dependentes como para independentes.

Importa ainda ainda recordar que os prazos para reclamar dos valores das faturas calculadas e validadas pela AT terminam já esta quinta-feira, dia 31 de março.

Ler Mais


Comentários
Loading...