Ginasta russo não pede desculpa e diz que voltava a usar a letra Z

O ginasta russo Ivan Kuliak, que está no centro de uma polémica por ter subido ao pódio com a letra Z inscrita no peito, um símbolo de apoio à ofensiva militar russa na Ucrânia, não pediu desculpa pela sua atitude e até disse que se tiver uma nova oportunidade vai voltar a exibir a letra Z.

A letra Z remete para a expressão “Za pobedy”, que significa “Para a vitória”.

“Se tiver uma nova oportunidade e tiver a possibilidade de usar a letra Z ao peito, faço o mesmo”, vincou em declarações à Russia Today. “Vi isto nos nossos militares e procurei o significado do símbolo, ‘Pela vitória’ e ‘Pela Paz’. Eu só queria mostrar a minha posição. Como atleta vou lutar sempre pela vitória e competir pela paz”, acrescentou Kuliak.

O ginasta russo ganhou este fim de semana a medalha de bronze numa das provas de barras paralelas da Taça do Mundo, que decorreu em Doha, no Qatar. O seu gesto gerou mais controvérsia porque Kuliak partilhou o pódio com o ginasta ucraniano, Illia Kovtun, que ganhou a medalha de ouro.

A Federação Internacional de Ginástica afirmou que instaurou um processo disciplinar contra Ivan Kuliak devido ao seu “comportamento chocante”.



Comentários
Loading...