Gasóleo desce esta semana mas gasolina fica mais cara. Saiba quanto vai pagar para encher o depósito

Esta segunda-feira promete trazer destinos diferentes aos dois produtos petrolíferos mais utilizados no mercado nacional. Segundo fonte do sector contactada pela Multinews, nas principais petrolíferas do país, “a orientação será para uma subida do preço da gasolina em 9 cêntimos por litro. Já o preço do litro do gasóleo deverá registar uma descida de cerca de 2 cêntimos”.

A subida do preço da gasolina justifica-se “pelo aumento das importações dos Estados Unidos, devido ao início da ‘driving season’, mas com maior impacto devido à escassez de produto provocada pela guerra. Já o gasóleo está sob menos pressão, com o final das temperaturas frias na Europa, onde é muito usado para aquecimento”, explica a mesma fonte.

Os postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – seguem a tendência e reportam “uma subida de 0,0631 euros na gasolina e uma redução de 0,0269 euros no gasóleo”, adiantou outra fonte.

Tendo em conta estes movimentos, o Governo determinou “a redução da taxa do ISP [Imposto sobre Produtos Petrolíferos] em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, a partir desta segunda-feira, dia 23 de maio. Considerando o efeito conjunto da tributação em sede de IVA e ISP, a decisão reflete-se num alívio da carga fiscal de 1,5 cêntimos por litro de gasolina”.

Por outro lado, “a taxa unitária de ISP aplicável ao gasóleo ficará inalterada, mantendo-se a aplicação dos descontos atualmente em vigor”.

O preço médio do litro de gasolina simples 95 em Portugal custa atualmente 1,961 euros enquanto o do gasóleo simples vale 1,788 euros, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Os preços dos combustíveis têm registado uma trajetória ascendente. Segundo dados da DGEG, o preço do gasóleo simples já subiu 14 vezes e desceu apenas cinco desde o início do ano. Quanto à gasolina simples, aumentou 16 vezes e recuou apenas 4 desde janeiro.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a oitava gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, 12 cêntimos acima da média europeia e 5,4 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 18ª posição do ranking europeu.

Ler Mais


Comentários
Loading...