Fragata russa que passou ao largo de Portugal fez exercícios com mísseis hipersónicos

A fragata ‘Almirante Gorshkov’, que passou ao lado de Portugal acompanhada pela Marinha, testou a capacidade de ataque com mísseis Zircon, revelou esta quarta-feira o Ministério da Defesa da Rússia. Em comunicado, o ministério sublinhou que a fragata executou uma simulação de computador dos mísseis hipersónicos, sem no entanto revelar se foi lançado algum míssil.

O exercício de treino decorreu na zona ocidental do Oceano Atlântico. Os mísseis Zircon têm um alcance de 900 quilómetros.

A Marinha portuguesa revelou, na semana passada, ter acompanhado a passagem de dois navios russos ao largo de Portugal – um dos quais foi justamente a fragata ‘Almirante Gorshkov’, a oeste da ilha das Flores, nos Açores, que foi acompanhada pela fragata ‘NRP Bartolomeu Dias’. Já o ‘NRP Sines’, em missão na Zona Marítima de Algés, acompanhou o navio reabastecedor ‘Kama’ entre os dias 19 e 20 de janeiro último.

Os dois navios vão participar no Exercício Mosi ll, entre 17 e 27 de fevereiro, com navios chineses e sul-africanos antes de seguirem para o Mediterrâneo (provavelmente via Suez).

As tensões entre o Ocidente e a Rússia atingiram o seu ponto mais alto dos últimos anos devido ao conflito na Ucrânia. As autoridades russas já sugeriram, em várias ocasiões, que a Rússia pode usar o seu arsenal nuclear, o maior do mundo, se se sentir ameaçada pelo apoio ocidental à Ucrânia.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas