Fragata russa que passou ao largo de Portugal fez exercícios com mísseis hipersónicos

A fragata ‘Almirante Gorshkov’, que passou ao lado de Portugal acompanhada pela Marinha, testou a capacidade de ataque com mísseis Zircon, revelou esta quarta-feira o Ministério da Defesa da Rússia. Em comunicado, o ministério sublinhou que a fragata executou uma simulação de computador dos mísseis hipersónicos, sem no entanto revelar se foi lançado algum míssil.
O exercício de treino decorreu na zona ocidental do Oceano Atlântico. Os mísseis Zircon têm um alcance de 900 quilómetros.
NEW: “Missile attack, firing hypersonic missiles Zircon”: the frigate “Admiral Gorshkov” delivered a “strike” with a hypersonic missile at a sea target imitating an “enemy” ship
The target was over 900 kilometers away. pic.twitter.com/v4astLTS6l
— Avia.Pro – News, events, media (@avia_pro) January 25, 2023
A Marinha portuguesa revelou, na semana passada, ter acompanhado a passagem de dois navios russos ao largo de Portugal – um dos quais foi justamente a fragata ‘Almirante Gorshkov’, a oeste da ilha das Flores, nos Açores, que foi acompanhada pela fragata ‘NRP Bartolomeu Dias’. Já o ‘NRP Sines’, em missão na Zona Marítima de Algés, acompanhou o navio reabastecedor ‘Kama’ entre os dias 19 e 20 de janeiro último.
Os dois navios vão participar no Exercício Mosi ll, entre 17 e 27 de fevereiro, com navios chineses e sul-africanos antes de seguirem para o Mediterrâneo (provavelmente via Suez).
A Marinha Portuguesa teve uma ação ativa no acompanhamento e vigilância de dois navios da Marinha russa, nos últimos dias.
Sabe mais em: https://t.co/LV2FiBLdSX#marinhaportuguesa #navio #missão #militar #vigilância #Portugal #navy pic.twitter.com/yuNKUrbTsZ
— Marinha (@MarinhaPT) January 21, 2023
As tensões entre o Ocidente e a Rússia atingiram o seu ponto mais alto dos últimos anos devido ao conflito na Ucrânia. As autoridades russas já sugeriram, em várias ocasiões, que a Rússia pode usar o seu arsenal nuclear, o maior do mundo, se se sentir ameaçada pelo apoio ocidental à Ucrânia.