Foguetão chinês descontrolado com mais de 20 toneladas vai cair na Terra e (mais uma vez) Portugal não está livre de perigo

A estrutura de um foguetão chinês descontrolado está a cair em direção à Terra numa “localização ainda a ser determinada”, nos próximos dias, avisam especialistas. Esta é a quarta vez, desde 2020, que a China não acompanha a trajetória de detritos espaciais, sendo que foi em julho a última vez que parte de um foguetão chinês caiu na Terra. Nessa altura, também não havia qualquer indicação sobre onde havia de cair (acabou por se despenhar no Oceano Pacífico, entre a Indonésia e a Malásia). Como ninguém sabe onde se vai despenhar, Portugal não está livre de perigo de ser atingido pelos destroços.

Depois do lançamento do último módulo da estação espacial chinesa de Tiangong, no foguetão Long March5B, a agência espacial chinesa não realizou o controlo de desorbita do corpo de lançamento do aparelho.

Vários especialistas, incluindo Ted Muelhaupt, consultor da The Aerospace Corporation, defende que isto significa que o corpo do foguetão, com mais de 20 toneladas, vai cair na Terra nos próximos dias, e ninguém sabe o que poderá atingir na superfície terrestre.

“Para os que têm acompanhado os anteriores episódios: aqui vamos nós outra vez”, lamentou o responsável numa conferência de imprensa, segundo o Space.com. Muelhaupt adianta que o risco de a reentrada na Terra do CZ-5B causar vítimas mortais é entre 1:1000 e 1:230, maior risco do que o é internacionalmente aceite (1 para 10000). O risco individual de sermos atingidos, continua o especialista será pequeno: seis em 10 biliões.

A China defende que o risco de queda dos seus detritos espaciais não controlados significa “um risco extremamente baixo” para a aviação ou infraestruturas na superfície da Terra, mas os cientistas recordam que, em maio de 2020, destroços de um foguetão Long March 5B, exatamente igual ao que está a despenhar-se em direção à Terra, acabou por atingir a Costa do Marfim e destruiu vários edifícios.

Segundo a The Aerospace Corporation, o corpo do foguetão que se está a despenhar em direção à Terra deverá atingir a superfície do nosso planeta com maior probabilidade já no próximo domingo.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas