FNE avança para greve nacional a 8 de fevereiro

A Federação Nacional da Educação (FNE) entregou, esta quarta-feira, um pré-aviso de greve nacional marcado para 8 de fevereiro. Foi também entregue um pré-aviso de greve para os distritos de Santarém (1 de fevereiro), Setúbal (2), Viana do Castelo (3), Vila Real (dia 6) e Viseu (a 7 de fevereiro).

As greves, segundo indicou a FNE, “são mais uma prova de que a federação está completamente em consonância com as justas reivindicações dos educadores e professores portugueses que, apesar da falta de medidas de reconhecimento e de valorização da tutela, continuam a prezar e dignificar a profissão que abraçaram”.

Assim, “face às duras condições em que vivem e trabalham, os docentes têm expectativas muito baixas em relação à sua carreira, que não reconhece o seu empenho profissional, está condicionada no seu ritmo de progressão por limitações administrativas, além de comportar uma contínua instabilidade e precariedade, que dificilmente permitem a tão desejada e merecida vinculação. A tudo isto, associam-se as perdas de tempo de serviço, quer resultado do congelamento quer das perdas ocorridas nas transições de carreira, e ainda uma profissão inundada por tarefas administrativas e burocráticas, que retira tempo ao trabalho com os próprios alunos”.

A FNE acusou ainda o Ministério da Educação de ter apresentado propostas “para a alteração do regime de concursos que não só não dão garantias de que se melhora e clarifica o modelo mas ainda introduzem mais fatores de instabilidade e injustiças”. “O ministério revela-se incapaz de trazer para a mesa das negociações propostas concretas de valorização da carreira docente e do tempo de serviço prestado”, atirou.

Dessa forma, a greve nacional de todos os educadores, professores e formadores está agendada para dia 8, durante 24 horas, e as cinco greves nacionais vão incidir nos seguintes distritos:

1 de fevereiro – com incidência no distrito de Santarém
2 de fevereiro – com incidência no distrito de Setúbal
3 de fevereiro – com incidência no distrito de Viana do Castelo
6 de fevereiro – com incidência no distrito de Vila Real
7 de fevereiro – com incidência no distrito de Viseu.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas