Fim de uma era: BMW entrega as últimas 18 unidades do pioneiro elétrico i3

O BMW i3 agora já é história. A marca alemã entregou as últimas 18 unidades do primeiro carro elétrico da empresa, depois de ter interrompido a produção do pioneiro elétrico de Leipizg no final de junho, após terem sido fabricados cerca de 250 mil BMW i3.

Os últimos 18 veículos, todos entregues no BMW Welt em Munique, são carros i3 em ‘Galvanic Gold Metallic’. “O BMW Welt sempre foi um lugar de encontro e inovação. Foi, portanto, mais do que apropriado que o BMW i3 recebesse uma despedida brilhante e digna para a sua entrega final”, referiram os responsáveis da Bayerische Motoren Werke AG.

Enquanto o carro elétrico de 4 metros de comprimento, com o seu corpo exclusivo de fibra de carbono está a ser descontinuado, a BMW já tem novo destino para a designação do modelo i3. Desde meados de maio que o BMW i3 eDrive 35L está a sair da linha de produção na nova fábrica em Shenyang, na China. No entanto, a berlina elétrica baseado no BMW Série 3 não tem nada em comum com o i3 europeu, apesar da semelhança no nome.

Desde o seu lançamento em 2013, o BMW i3 foi vendido em 74 países. Com a segunda atualização da bateria em 2018 para 42,2 kWh brutos, os números de registo do i3 aumentaram constantemente. Na Alemanha, o modelo atingiu 12.178 novos registos em 2021, ocupando o 10º lugar entre os carros elétricos – à frente de modelos como Opel Corsa-e, Audi e-tron e Hyundai Ioniq 5. Em 2022, a série atingiu a marca de 250 mil unidades, colocando-o entre os veículos elétricos mais bem-sucedidos do mundo no segmento compacto premium.

O fim prematuro do i3 surge no contexto da reestruturação da fábrica de Leipzig para o início da produção da nova geração Mini Countryman. O novo EV será lançado em Leipzig em 2023. 2025 será o ano de lançamento do último modelo com uma variante de motor de combustão interna. Depois disso, vão seguir-se apenas modelos puramente elétricos para que em 2030 o Mini ser uma marca totalmente EV.




loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.