Fim da fase pandémica em Portugal? “Em meados de fevereiro é altura de preparar o pós-covid-19”, apontam especialistas

A fase pandémica da Covid-19 está a chegar ao fim em Portugal, com o país a passar para uma outra etapa endémica, onde a doença é tratada como a gripe, ou o sarampo.

A conclusão é de um relatório do grupo de peritos do Instituto Superior Técnico Da Universidade de Lisboa, citado pela ‘CNN Portugal’, que aponta o próximo mês como o momento de viagem.

“É altura, a partir de meados de fevereiro, de preparar o pós-covid-19 em Portugal, pois os sistemas de saúde terão agora de preparar resposta para as pessoas em número a estimar que poderão sofrer de long covid e manter alguma reserva de resposta para eventuais variantes”, lê-se.

Os investigadores estimam que nessa altura já tenha passado o pico da 5.ª vaga e a população já tenha grande imunidade ao vírus, que não terá espaço para continuar a propagar-se em março.

“Entre vacinação e infeção, depois do final de fevereiro toda a população terá alguma imunidade ao vírus”, refere o documento, no qual se prevê  que o pico se situe entre 1 e 12 do mesmo mês com 150 mil infetados por dia.

Depois disso, segundo os especialistas, vai começar a verificar-se uma descida “acentuada” dos casos positivos “por saturação dos imunizados e redução dos suscetíveis”.

“Isso traduz a passagem para uma doença residente a longo prazo como em tempos foram poliomielite, sarampo ou varíola entre nós ou, atualmente no Mundo, dengue, febre amarela, gripe, hepatite, herpes, HPV e SIDA, entre tantos outras”, sublinham, adiantando que esta será “a primeira vez que este fenómeno se observa em Portugal desde a entrada da covid-19 e que é assinalável”.

Ler Mais


Comentários
Loading...