FBI faz raid em casa do oligarca Oleg Derispaska, aliado próximo de Putin

O FBI (Federal Bureau of Investigation) procedeu a investigações na casa do oligarca russo Oleg Derispaska, em Washington, que consta da lista negra dos EUA, segundo informou o canal televisivo NBC News esta 3ª feira, citando um porta-voz de agência de investigação americana. O motivo da invasão não foi imediatamente claro mas um porta-voz afirmou que a agência está conduzindo “atividades de aplicação da lei em casa” mas sem entrar detalhes.

Deripaska é um magnata do petróleo bilionário com laços estreitos com o presidente russo, Vladimir Putin, e fazia parte do grupo de duas dúzias de oligarcas e funcionários russos que foram sancionados pelo Departamento do Tesouro em abril de 2018. Ele estava entre duas dúzias de oligarcas e funcionários russos que foram sancionados pelo Departamento do Tesouro em abril de 2018. A alegada interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos EUA terá sido o principal motivo.

Um comunicado de imprensa anunciando as sanções disse que Deripaska foi investigado por lavagem de dinheiro e acusado de “ameaçar a vida de rivais de negócios, escutar ilegalmente um funcionário do Governo e participar em esquemas de proteção e de extorsão.

A NBC News relatou em 2018 que Deripaska teve repetidamente negado o visto para entrar nos Estados Unidos por causa dos seus supostos vínculos com o crime organizado. Mas o Governo russo deu recentemente a Deripaska estatuto diplomático, permitindo que ele entrasse no país com imunidade.



Comentários
Loading...