Estes são os hábitos das pessoas mais agradáveis e sociais

Todos desejamos sentir que as outras pessoas gostam de nós. É algo intrínseco à essência do ser humano, temos a ambição inconsciente de sermos populares. Queremos ser amados, apreciados, elogiados.

Este desejo muitas vezes interfere com a nossa capacidade de sermos verdadeiros. Nem sempre é fácil conjugar a vontade e necessidade de sermos nós próprios com a ambição de sermos agradáveis para todas as pessoas em nosso redor. Nem sempre conseguimos dizer tudo aquilo que sentimos.

[Leia também: “Somos criados para agradar os outros”, diz uma coach de auto-ajuda: Deixe de pedir desculpa por tudo]

No entanto, é possível fortalecer a capacidade de nos tornarmos mais “likeable” sem comprometermos a essência dos nossos valores e personalidade. As duas coisas não são mutuamente exclusivas.

Ser mais agradável e simpático significa fazer uma mudança na forma como nos conectamos com os outros; e não propriamente uma mudança da nossa personalidade.

Eis alguns dos hábitos e estratégias mais adotadas pelas pessoas mais agradáveis e sociais que pode considerar incluir na sua vida, de acordo com o portal Psychology Today.

 

  1. Validar as emoções dos outros mesmo quando não concordam com elas

Estas pessoas sabem como nunca desconsiderar as opiniões dos outros. Quando alguem expressa um sentimento ou emoção, eles procuram compreender e aceitar a situação. Não tentam negar ou justificar que o que a outra pessoa está a sentir não faz sentido. Não procuram dizer as pessoas como se devem (ou não) sentir. Validam as pessoas tal como elas são.

 

  1. Perguntam coisas importantes

A curiosidade e vontade de fazer questões pode ser algo que faz as outras pessoas sentirem-se mais valorizadas e importantes. Quando esta vontade é genuína normalmente é sempre bem-recebida e permite estabelecer uma conexão mais profunda. No entanto, é preciso sempre ter alguma atenção de forma a garantir que não são feitas perguntas que possam deixar o outro desconfortável.

 

  1. Olhar nos olhos

Este é um hábito importante na forma como nos conectamos com os outros. Gera intimidade. Um bom aperto de mão, o chamar pelo nome ou a vontade de fazer o outro sentir-se confortável são outros exemplos de hábitos positivos.

 

  1. São consistentes

As pessoas não gostam de mudanças e de súbitas alterações no comportamento. Isto pode ser um problema dado que todos nós estamos em constante mudança. Nada permanece igual durante muito tempo. No entanto, é fundamental que tentemos ser consistentes na forma como lidamos com as outras pessoas. Não dizer uma coisa e depois fazer algo totalmente diferente, por exemplo. As pessoas gostam de saber com o que contam, mesmo que nem sempre seja algo positivo.

 

  1. Não projetam

Evitam comparações. Percebem que existem outras realidades que nada tem a ver com a sua e como tal não procuram projetar constantemente a sua individualidade. Não acreditam que o sucesso de alguém é em detrimento do seu próprio sucesso ou das suas ambições. Evitam projetar os seus problemas

 

  1. Não procuram elogios ou outro tipo de respostas emocionais

Não tentam falar abertamente das suas promoções ou sucessos para obter elogios. Não procuram esse tipo de admiração. Não querem simpatia, nem nunca iniciam uma conversação com o intuito de receber uma qualquer resposta emocional.

 

  1. Não querem converter ninguém

Acreditam de tal forma nos seus valores e na sua forma de estar que não se sentem ameaçados por opiniões diferentes. Não estão constantemente a tentar informar os outros sobre a sua maneira de estar nem a tentar oferecer “esclarecimentos” sobre um qualquer assunto.

 

  1. Procuram melhorar os seus próprios defeitos

Este é porventura uma das maiores qualidades destas pessoas. Estão disponíveis para compreender os seus erros e procurar corrigi-los no futuro. Sabem admitir quando foram incorretos, sabem pedir desculpa. Não entram em “modo defensivo” sempre que alguém os acusa de algo. Sabem ouvir. Da mesma forma que estão disponíveis para melhorar o seu comportamento, estarão sempre disponíveis para melhorar qualquer relação que estabeleçam com uma outra pessoa.

 

 

[Leia também: Atenção: estes são os 3 traços de personalidade mais “negros” que deve (mesmo) evitar]

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...