“Estão reunidas porque são da mesma idade?”: Primeiras-ministras da Finlândia e Nova Zelândia enfrentam pergunta machista com resposta à altura

Jacinda Arden, primeira-ministra da Nova Zelândia, e Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia, estiveram ambas reunidas esta quarta-feira, num encontro que pretendia reforçar os laços políticos e comerciais entre os dois países. Após o encontro, a conferência de imprensa ficou marcada pelas perguntas, consideradas machistas, de um jornalistas, às quais as governantes devolveram uma resposta à altura.

O momento da resposta, está a tornar-se viral nas redes sociais.

“Muitas pessoas vão perguntar: ‘Vocês estão reunidas e conhecem-se porque são da mesma idade?’ Porque têm muitas coisas em comum, quando se meteram na política e essas coisas… Ou os neozelandeses podem mesmo esperar mais acordos entre os dois países no futuro?”, questiona um repórter neozelandês.

Jacinda Arden é a primeira a pedir a palavra e devolve outra pergunta ao jornalista: “A minha primeira pergunta é se alguém perguntou a Barack Obama e John Key se se reuniram só por que tinham a mesma idade. Porque, quando duas mulheres se encontram, não é ó porque são mulheres, não está relacionado com o género”, afirmou a primeira-ministra neozelandesa.

Já Sanna Marin foi mais curta e direta na resposta: “Sim, reunimo-nos porque somos as duas primeiras-ministras”. No final da resposta da primeira-ministra finlandesa, Marin e Arden não conseguiram conter o riso.

Recorde-se que Sanna Marin esteve recentemente envolvida numa polémica, tendo sido inclusive alo de inquérito, após terem sido divulgadas imagens que mostravam a governante a divertir-se numa festa privada com amigos em agosto, onde surgia a danças, a beber e a cantar. Marin acabou ilibada de qualquer acusação.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas