“Estamos preparados para começar a vacinar abaixo dos 18 anos na última semana de agosto”, confirma Marta Temido

A ministra da saúde, Marta Temido, disse esta quarta-feira que o Governo “está preparado” para iniciar a vacinação de jovens com menos de 18 anos, na última semana de agosto.

Em declarações aos jornalistas, a governante confirmou a meta já estabelecida pelo coordenador da task-force de vacinação, sublinhando que apenas estão a aguardar por “indicações técnicas”.

“Nós estamos preparados para começar a vacinar abaixo dos 18 anos, como senhor vice-almirante já referiu, na última semana de agosto, estamos preparados para isso”, garantiu.

Marta Temido referiu que a campanha e vacinação portuguesa “está desenhada para isso”, mas sublinhou que se encontram agora a “aguardar as indicações técnicas” para prosseguir nesse sentido.

De recordar que a Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 já deu um parecer à Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a imunização de jovens entre os 12 e os 16 anos, considerando que só aqueles com comorbilidades associadas é que devem ser vacinados.

“A maioria pensa que neste momento é prematuro generalizar a vacinação aos jovens entre os 12 e os 16 e recomenda-se apenas para aqueles que têm comorbilidades de risco para infeção por Covid-19″, explicou uma fonte ao ‘Observador’. “Não quer dizer que no futuro não venha a avançar-se com isso”, ressalvou.

Depois deste conselho da comissão, cuja avaliação foi concluída no domingo, cabe agora à DGS analisar, passando posteriormente a decisão final para as mãos do Governo, que se espera que seja divulgada ainda no final deste mês de julho.

Ler Mais




Comentários
Loading...