Estados Unidos emitem novas sanções contra programa norte-coreano de armas de destruição em massa

Os Estados Unidos impuseram nesta sexta-feira sanções a dois bancos russos, uma empresa norte-coreana e uma pessoa acusada de apoiar o programa de armas de destruição em massa da Coreia do Norte, aumentando a pressão sobre Pyongyang pelos seus novos lançamentos de mísseis balísticos.

A última medida americana ocorreu um dia depois de a China e Rússia terem vetado um esforço liderado pelos EUA para impor mais sanções das Nações Unidas à Coreia do Norte, dividindo publicamente o Conselho de Segurança da ONU pela primeira vez desde que começou a punir Pyongyang em 2006.

Os vetos ocorreram apesar dos alertas dos Estados Unidos pelo que dizem ser o sexto teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM) pela Coreia do Norte este ano e sinais de que Pyongyang está a preparar-se para realizar o seu primeiro teste nuclear desde 2017.

O Departamento do Tesouro dos EUA, em comunicado, garantiu ter como alvo a Air Koryo Trading Corp, bem como as instituições financeiras russas, o Far Eastern Bank e o Bank Sputnik, por contribuírem para aquisições e receitas para organizações norte-coreanas.

Washington também designou Jong Yong Nam, um representante baseado na Bielorrússia de uma organização subordinada à Segunda Academia de Ciências Naturais da Coreia do Norte (SANS), que Washington disse ter apoiado organizações norte-coreanas ligadas ao desenvolvimento de mísseis balísticos.

“Os Estados Unidos continuarão a implementar e aplicar as sanções existentes, ao mesmo tempo em que instam a Coreia do Norte a retornar ao caminho diplomático e abandonar a sua procura por armas de destruição em massa e mísseis balísticos”, apontou o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson, em comunicado.

A China tem pedido aos Estados Unidos que tomem medidas – incluindo o levantamento de algumas sanções unilaterais – para atrair Pyongyang a retomar as negociações paralisadas desde 2019.

Ler Mais


Comentários
Loading...