Época dos furacões está a chegar com “atividade acima da média”: Estes são os nomes dos fenómenos esperados em 2022

A época de furacões no Atlântico, que começa oficialmente a 1 de junho, é apresentada este ano com maus presságios, de acordo com o jornal espanhol ‘La Vanguardia’.

A previsão do Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos, indica que 2022 pode ser a sétima temporada consecutiva com atividade acima do normal de furacões e fortes tempestades no Atlântico Norte.

Especialistas do Centro de Previsão Climática da NOAA preveem “atividade de furacões acima da média este ano, com uma probabilidade de 65% disso acontecer, contra 25% de hipótese de haver uma época quase normal e 10% de a atividade ficar abaixo do normal.

Para a época de furacões de 2022, a NOAA prevê um intervalo provável de 14 a 21 tempestades nomeadas (ventos de 39 mph ou mais), das quais seis a 10 podem tornar-se furacões (ventos de 74 mph ou mais), incluindo três a seis furacões maiores.

Consequentemente, como aconteceu em 2021, este ano é possível que a lista oficial de nomes criada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) para este tipo de fenómeno se esgote e, portanto, deva ser feito uso adicional dos nomes de reserva.

A OMM estabeleceu seis listas básicas de nomes para furacões, ciclones e grandes tempestades em cada uma das áreas do planeta com recorrência desses fenómenos.

Assim, esses nomes são reutilizados a cada seis anos, com algumas exceções. Em 2021, por exemplo, Ida foi a tempestade mais devastadora da temporada nesta parte do Atlântico. Para evitar confusão nos ciclos subsequentes, e também em homenagem às vítimas e pessoas afetadas, o seu nome foi retirado das listas este ano.

No lugar de Ida , o nome Imani passará a ser incluído nas listas que a OMM supervisiona e cujo objetivo é ajudar a comunicar alertas de tempestade e alertar a população sobre riscos de vida.

Veja agora a lista completa de nomes para 2022 e para os próximos anos:

(NOAA / OMM) Lista de nomes para 2022, sem contar com as reservas
(NOAA / OMM) Lista dos nomes incluindo reservas
Ler Mais


Comentários
Loading...