Entrevista de trabalho via Skype? Estas são as dicas essenciais que deve seguir

Bem-vindos ao ano 2020: o ano do trabalho virtual.  Sendo certo que o teletrabalho era já uma tendência registada em inúmeros setores tecnológicos, a verdade é que a pandemia obrigou praticamente todas as áreas de atividade a abraçarem as ferramentas virtuais.

O recomendado distanciamento virtual, forçou muitos trabalhadores a ficarem a trabalhar a partir de casa e a utilizar serviços como o Skype, Zoom ou Teams para desempenhar as suas funções. Mais do que nunca é agora fácil manter o contacto apesar da distância física.

[Leia também: Teletrabalho e filhos? Estas são 3 dicas de sobrevivência essenciais]

O processo de recrutamento também não parou e agora cada vez mais entrevistas de trabalho fazem uso deste tipo de videochamadas. É assim fundamental que qualquer pessoa saiba usar estes serviços e se sinta inteiramente confortável a falar pelo computador. Desta forma irá conseguir maximizar as chances de impressionar a entidade empregadora.

Dado que este é ainda um desafio para muito – e sobretudo para a população mais envelhecida – recolhemos um conjunto de dicas que prometem ajudar a “dominar” por completo a sua próxima entrevista via Skype.

 

  1. Faça o trabalho prévio

Escolha uma foto e um nome apropriado para o seu perfil Skype. Garante que a sua conexão à internet é estável e que tanto a webcam como o microfone funcionam. Usar headphones ou auriculares pode ser recomendado para garantir um melhor áudio. Aprenda a usar as várias definições e possibilidades do Skype de forma a que esteja preparado para qualquer eventualidade durante a entrevista.

 

  1. Faça uma “entrevista-teste”

Se não usa habitualmente o Skype então é recomendado que teste a sua utilização antes da importante entrevista. Faça uma chamada com um amigo e teste todas as possibilidades. Escolha um bom cenário e ambiente, assim como uma cadeira confortável. Aprenda a receber e a enviar ficheiros via skype.

 

  1. Crie um ambiente perfeito

Tenha em atenção o ambiente e look da divisão da sua casa onde irá estar a falar. Deve limpar e arrumar o local antes de qualquer chamada. Esteja atento a alguns detalhes e objetos que possam ser inapropriados. De resto, escolha um local silencioso. A luz é também essencial. Garanta que o quarto não esteja demasiado escuro ou demasiado brilhante.

 

  1. A roupa certa para o sucesso

Decidir o que vestir é também muito importante. Por mais tentador que possa parecer apenas escolher algo para a parte de cima e esquecer o que vai usar como calças, a verdade é que nunca sabemos quando nos vamos ter que levantar. Basicamente, tente vestir-se exatamente como varia se tivesse que sair de casa para ir à entrevista. Não use cores muito berrantes e procure não usar um tom que se possa confundir com a parede atrás de si.

 

  1. Faça contacto visual direto… através do ecrã

Tente fazer um esforço para olhar diretamente para a webcam. Este é o equivalente virtual ao olhar olhos nos olhos. Se apenas se concentrar na imagem da pessoa no seu ecrã isso vai parecer algo esquisito. Caso tenha que escrever notas, use um bloco de papel e não o teclado para não interferir com o áudio. O Skype permite esconder a pequena janela com a sua imagem, no entanto é recomendado que deixe essa imagem visível para garantir que nada de anormal está a aparecer atrás de si.

 

  1. Acabe a conversa da forma certa

Isto é mais difícil do que pode pensar.  A verdade é que as videochamadas têm uma tendência natural para criar momentos de despedida algo desconfortáveis. Evite acenar com a mão ou demorar muito tempo a desligar a imagem. Muito importante: não diga nada até ter a certeza absoluta que a chamada já terminou e tanto o microfone como a webcam não estão a transmitir nada. Seja cuidadoso.

 

 

[Leia também: As videochamadas são desconfortáveis? Estas 4 coisas provam que sim]

 

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...