Ensaio VW TIGUAN ALLSPACE 2.0 TDI 150CV: o SUV que adora famílias e viagens longas

Por Jorge Farromba

A VW continua a querer conquistar uma ampla quota de mercado e, sendo um grupo poderoso na industria, com muitos modelos e muitas marcas pode facilmente proporcionar uma vasta oferta de modelos.

E, no segmento cada vez mais popular dos SUV, esta apresenta-se com o T-Cross, Taigo, T-Roc, Tiguan e Tiguan Allspace, este ultimo com várias diferenças face ao Tiguan “normal”- mais espaço exterior e interior, 7 lugares, desenho diferente, versatilidade, classe 1 e (económico) motor diesel.

E, o que vale o ALLSPACE?

Esteticamente possui a linhagem dos novos modelos com uma frente sóbria e minimalista, com um feixe luminoso a unir os grupos óticos. Na versão R Line possui pára-choques mais encorpados e outros adereços que lhe conferem maior desportividade, a par com JLL de 20”.

O interior possui a mesma sobriedade do exterior – que aprecio – com bons materiais, sendo a maioria de tato mole, o que lhe garante a par da qualidade de montagem muitos quilómetros sem ruídos parasitas.

Em termos de ergonomia nada a assinalar, pelo contrário. Bancos confortáveis e com bom apoio lateral, muito espaço interior, 2º fila com bancos reclináveis e deslizáveis em comprimento (que aumentam bastante o espaço para a 3ª fila com 2 bancos reclináveis).

E, em estrada?

O peso acrescido do conjunto e os 150cv do motor 2.0 diesel acoplados à caixa DSG7 não lhe conferem muita “desportividade”, tornando-o num familiar despachado e pronto para longas viagens, sendo que o consumo ronda os 6,3 litros, o que, aos dias de hoje é ótimo.

O comportamento é seguro e a efetividade do seu chassis cumpre os objetivos, sendo possível regular a dureza da direção e torná-la mais rígida (o que aprecio). Também podemos optar por alterar a caixa da posição D para S e/ou utilizar as patilhas no volante, suportados por uma ergonomia e conforto a bordo que só se sente mais efetivamente em pisos mais degradados, talvez por culpa da JLL de 20”.

De resto, é um estradista que adora viagens (confortáveis) e, não se importa de transportar 7 pessoas, poupando nas portagens (classe 1) e no diesel. Tudo isto por 48.000€, nesta versão highline (preços começam nos 44.000€)

Ler Mais


Comentários
Loading...