Espera-se então que o voo arranque esta noite, às 21h33 em Portugal, avança a empresa através de uma publicação na sua conta de Twitter. O evento será transmitido em direto no YouTube.
É a primeira vez que a SpaceX lança um foguetão com dois astronautas da NASA (agência espacial norte-americana). Os tripulantes devem ficar na Estação Espacial Internacional durante alguns meses, depois de um voo com a duração de aproximadamente 19 horas.
Este voo espacial, considerado histórico, será o primeiro a sair do solo dos Estados Unidos desde 2011 e não da Rússia, tal como tem acontecido nos últimos nove anos. O objetivo desta missão é lançar as bases para futuros planos de exploração para a Lua, a partir de 2024, e Marte, a partir de 2030.
Caso o lançamento seja cancelado na quarta-feira, estão marcados novos voos para sábado e domingo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já reagiu à notícia dizendo que vai acompanhar a descolagem do voo espacial, em directo: «O nosso destino para além da Terra não é só uma questão de identidade nacional, mas também uma questão de segurança nacional», disse Trump. O vice-presidente, Mike Pence, também deve acompanhar o momento.
Static fire of Falcon 9 complete – targeting Wednesday, May 27 at 4:33 p.m. EDT for Crew Dragon’s launch to the @Space_Station with @AstroBehnken and @Astro_Doug on board → https://t.co/bJFjLCzWdK pic.twitter.com/bhcTq4jxAr
— SpaceX (@SpaceX) May 22, 2020