Dois em cada três ingleses acham que o Brexit não está a ser bom para o país, revelam sondagens

É um recorde desde que o acordo comercial conseguido por Boris Johnson com a UE entrou em vigor, no início de 2021: Cerca de 65% dos ingleses consideram que o Brexit está a correr mal. Isto significa que um em cada três ingleses não tem boa impressão de como o processo de saída da UE está a decorrer.

Segundo a mais recente sondagem do Opinium, citada pelo The Independent, apenas 21% dos votantes achava que o processo de saída do Reino Unido da UE está “a correr bem”.

O especialista em sondagens e política inglês, John Curtice, relata ao mesmo jornal que estes resultados mostram uma “erosão” no apoio dos ingleses ao Brexit, principalmente devido ao clima de incerteza e crise económica.

Uma análise geral a várias sondagens, feita pelo especialista, mostra que 57% dos ingleses apoia um regresso do Reino Unido à UE, enquanto 43% dizem que votariam para permanecer fora da UE. “A proporção de pessoas que dizem que votariam para que o Reino Unido voltasse para a UE tem crescido no último ano. Não há dúvida que há um declínio do apoio ao Brexit”, explica Curtice.

A sondagem do Opinium mostra que 31% dos ingleses diz que o Brexit correu “francamente mal” e 34% “muito mal”. Por outro lado, 36% dizem que o Brexit correu “pior do que o esperado”, e 8% afirmam que correu “melhor do que o esperado”.




loading...
Notícias relacionadas