“Desejamos que a vacinação entre os 5 e os 11 anos ocorra rapidamente e em grande extensão”, diz Tiago Brandão Rodrigues

O ministro da educação, Tiago Brandão manifestou esta segunda-feira o “desejo” de que a vacina contra a Covid-19 seja aprovada “rapidamente” para crianças entre os 5 e os 11 anos.

Em declarações aos jornalistas a partir de um escola em Arcos de Valdevez, o responsável disse que já foram reservadas “300 mil doses para que a primeira toma da vacina num número significativo de crianças pudesse acontecer”.

“Tudo está preparado, a vacinação tem ocorrido a muito bom ritmo também nesta toma do reforço e é importante que também priorizemos as crianças, deste grupo etário para tornarmos as escolas cada vez mais resistentes e para que possamos ter nas escolas locais seguros”. acrescentou.

Tiago Brandão Rodrigues refere ainda que infelizmente as escolas estão habituadas a ter turmas ou alunos em confinamento, os protocolos estão muito oleados, sabemos bem o que fazer em cada uma das situações”.

“Mas é importante que com a vacinação possamos também ter protocolos diferentes para as crianças entre os 5 e os 11 anos como temos para aquelas entre os 12 e os 17 anos”, defendeu.

O governante concluiu dizendo por isso que “o que desejamos é que a vacinação, nesse grupo etário entre os 5 e os 11 anos, ocorra rapidamente e em grande extensão é isso que eu espero que aconteça e que tenha sentido por parte das direções das escolas, mas também de quem representa os encarregados de educação”.

As declarações do ministro acontecem num dia em que se espera que seja divulgada a decisão final da Direção Geral da Saúde (DGS) sobre a vacinação neste grupo etário.

O grupo de trabalho de pediatras para a vacinação contra a Covid-19 de crianças dos 5 aos 11 anos entregou na sexta-feira o parecer à Comissão Técnica da Direção-Geral da Saúde (DGS), considerando que deve ser dada prioridade às crianças de risco.

Este grupo de pediatras pede que outros peritos da área educacional e social façam também pareceres sobre o assunto, para uma melhor avaliação. Falta agora saber o que decide o organismo sanitário, o que deve acontecer nas próximas horas.

Ler Mais


Comentários
Loading...