Demissões no Governo. Seis novos secretários de Estado tomam posse sexta-feira

Primeiro, António Costa demitiu, esta terça-feira, o secretário de Estado da Economia João Neves e a secretária de Estado do Turismo Rita Marques dos respetivos cargos no Governo. Depois, seguiu-se o anúncio de mais uma mudança: António Mendonça Mendes, secretário de Estado no Ministério das Finanças, passaria dos Assuntos Fiscais para secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. Ao final da tarde, nova mudança anunciada: rostos renovados para os cargos de Secretário de Estado das Finanças, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e uma nova Secretária de Estado do Tesouro.

No total são seis as mudanças, entre saídas, trocas e entradas para o Executivo de Costa, naquela que já é uma remodelação motivada pela sétima demissão no Governo só nos últimos sete meses.

A Presidência da República anunciou, logo depois, anunciou  que os novos titulares tomarão posse na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, pelas 12h00 no Palácio de Belém, em Lisboa. 

A informação foi divulgada no site oficial, onde foi também revelado que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa aceitou as escolhas dos novos secretários de Estado, nomeadamente António Mendonça Mendes para secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Pedro Jorge Cilínio para secretário de Estado da Economia e Nuno de Almeida para secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Assim, António Mendonça Mendes deixa o cargo de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para ocupar o lugar de ‘braço -direito’ de Costa, após a demissão de Miguel Alves. Recorde-se que o anterior secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro tomou a decisão após ser público que foi acusado pelo Ministério Público no âmbito de um processo relacionado com a altura em que assumia responsabilidades como presidente da Câmara de Caminha.

As mudanças no Governo alargaram-se também ao ministério das Finanças, informação disponibilizada noutra nota da Presidência da República. João Nuno Mendes passa a secretário de Estado das Finanças, Nuno Félix será o novo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e Alexandra Reis ocupará o cargo de secretária de Estado do Tesouro.

Sofia Batalha continuará como secretária de Estado do Orçamento.

Ler Mais



loading...
Notícias relacionadas