Covid-19: Task-force quer 80% da população vacinada com dose de reforço “até ao final de fevereiro”

O coronel Penha Gonçalves, atual coordenador da task-force para a vacinação contra a Covid-19, manifestou a intenção de vacinar 80% dos portugueses com a dose de reforço até ao final do próximo mês.

Em declarações à ‘SIC Notícias’, o responsável referiu que “gostaria de ter 80% da população portuguesa com mais de 18 anos vacinada até ao final de fevereiro”, afirmou.

Para além disso, Penha Gonçalves disse ainda que “depois, gostaríamos de ter uma maior percentagem de vacinados, entre as crianças dos 5 aos 11 anos, porque essa vai ser a nossa segunda medida de sucesso”.

Segundo o coordenador da task-force, têm sido vacinadas entre 80 e 90 mil pessoas por dia, o que é um indicador da “velocidade” a que o processo está a decorrer, não havendo “sinais” de que menos portugueses estejam a aderir à vacinação. Há, contudo, mais faltas após as marcações.

“Nós não temos sinais de que (a adesão) esteja a diminuir, o que estamos a ver é algumas faltas, depois de as pessoas se autoagendarem, o que atribuímos a possíveis pessoas que entretanto ficam infetadas e não podem vir ao processo”, explicou.

Nesse sentido, o responsável apelou à população para que faça o agendamento da dose de reforço. “Agendem a vacinação e vão o mais depressa possível, porque o desenvolvimento da transmissão é muito grande, neste momento, em Portugal. Quanto mais depressa nos vacinarmos, mais depressa ficamos protegidos”, afirmou.

Ler Mais


Comentários
Loading...