Covid-19. “Queremos acelerar e já não temos nenhum acelerador”. Gouveia e Melo diz que esgotaram a reserva de vacinas

O coordenador da task-force de vacinação, Henrique Gouveia e Melo, disse hoje que já não é possível acelerar mais o processo de vacinação, devido à falta de vacinas e ao facto de Portugal ter usado todas as reservas, “no momento certo”.

“Usámos a reserva (de vacinas) que tínhamos, no momento certo, acelerámos ao máximo a vacinação e isso causou outros problemas”, disse em declarações aos jornalistas a partir de Lisboa.

Agora, adiantou ainda, “queremos acelerar e já não temos nenhum acelerador para o fazer, mas usámo-lo no momento certo e com o ministério da saúde juntámos esforços, para junto dos nossos parceiros europeus, encontrar mais vacinas para além daquelas que já estavam negociadas”, explica.

Questionado sobre o acúmulo de vacinas, Gouveia e Melo esclarece que “às vezes podemos ter uma acumulação de vacinas, mas que chegaram desfasadas no tempo, fora daquele momento em que precisávamos delas”.

“Muitas vezes tivemos que recorrer a parceiros estrageiros, para pedir vacinas em antecipação, porque naquele momento precisávamos, mesmo que depois sobrassem”, acrescenta.

Segundo o responsável, “entre antecipar a vacinação e ficar com mais reservas preferimos antecipar, para não esperar, nem permitir que mais portugueses pudessem sofrer ou morrer”.

“Sem olhar a custos, fizemos o máximo que podíamos para acelerar o processo de vacinação e se olharem para os indicadores internacionais, o nosso processo é um dos que tem muito sucesso, porque todos nós fizemos esse esforço”, assegura.

O coordenador disse também que os portugueses estão mobilizados para o processo, sublinhando que quando que é fechada uma faixa etária “há sempre 1 a 2% de pessoas que não são vacinadas”, mas no geral não há falta de adesão.

“Não temos nenhum sintoma de que haja falta de adesão à vacinação. Pelo contrário, quanto mais avançamos mais pessoas querem ser vacinadas”, afirmou acrescentando que 2,4% recusa o SMS de convocatória e 2,5% falta após o agendamento.

Ler Mais


Comentários
Loading...