Covid-19: Presidente americano alerta para a próxima pandemia. “Vai haver outra”, garante Biden

O presidente americano, Joe Biden, alertou que os Estados Unidos precisam de se preparar para a próxima pandemia, num clip de vídeo que se tornou viral nas redes sociais. Na Sala Roosevelt, na Casa Branca, na passada 3ª feira, o líder americano elogiou os esforços da sua Administração para garantir que as crianças menores de 5 anos possam ser vacinadas para a Covid-19.

“Este é um marco histórico, um passo monumental em frente”, apontou Biden durante o seu discurso. “Os Estados Unidos são agora o primeiro país do mundo a oferecer vacinas contra a Covid-19 seguras e eficazes para crianças a partir dos 6 meses. Pela primeira vez na nossa luta contra esta pandemia, quase todos os americanos podem agora ter acesso a vacinas que salvam vidas. E estamos prontos.”

Mas o momento mais comentado no discurso do presidente dos Estados Unidos foi a sua garantia de que haverá outra pandemia. “Mas não precisamos apenas de mais dinheiro para vacinas para crianças, eventualmente; precisamos de mais dinheiro para planear a segunda pandemia. Vai haver outra pandemia. Temos de pensar no futuro.”

Greg Albery, especialista de doenças da Universidade de Georgetown, dos Estados Unidos, falou sobre a importância do financiamento para apoiar a vigilância e a pesquisa necessárias para identificar ameaças. “Precisamos de uma vigilância melhorada tanto em animais urbanos quanto selvagens, para que possamos identificar quando um patógeno salte de uma espécie para outra”, referiu. “E se o hospedeiro recetor for urbano ou próximo a humanos, devemos ficar particularmente preocupados”, alertou.

Ler Mais


Comentários
Loading...