Covid-19: Portugal não tinha tantos casos diários positivos há três meses – quase 34 mil

Há mais de três meses que Portugal não tinha tantos casos diários da Covid-19: esta segunda-feira foram registados 33.939 novos casos positivos, um valor superior ao de qualquer dia de 2020 ou 2021 e apenas ultrapassado pelo pico da quinta vaga, entre janeiro e fevereiro deste ano – é preciso recuar até 8 de fevereiro deste ano. Na última semana, o país confirmou mais de 157 mil novos casos da Covid-19, para uma incidência semanal de 1.529 casos por 100 mil habitantes em sete dias – a mais alta em todo o mundo.

Os especialistas têm salientado que esta sexta vaga está a ter consequências menos graves para a saúde, com uma menor incidência de internamentos e mortes que nas primeiras vagas da pandemia que chegou a Portugal em março de 2020. Mas os números da DGS revelam que se regista uma tendência de subida da mortalidade, mesmo que longe do ritmo de aumento dos novos casos diários – morreram 29 pessoas em Portugal, depois de se terem contado 35 óbitos no domingo – o número mais alto desde 19 de fevereiro.

Portugal tem, atualmente, o terceiro maior número de vítimas mortais da pandemia por milhão de habitantes no mundo, apenas atrás da Finlândia e Nova Zelândia.




loading...
Notícias relacionadas