Covid-19: pessoas podem permanecer infeciosas por mais de dois meses, aponta estudo

As pessoas que contraem a Covid-19 ainda podem permanecer infeciosas por mais de dois meses, alertou esta sexta-feira um novo estudo de investigadores da Universidade de Exeter, em Inglaterra. Os cientistas relataram que 13% dos pacientes ainda são infeciosos e apresentam níveis clinicamente relevantes do vírus após 10 dias de quarentena e, no caso mais extremo da amostra, os indivíduos carregavam o vírus até 68 dias após a infeção.

Não há nada “clinicamente notável” nas pessoas que permanecem com altos níveis do vírus, sugeriu o estudo publicado no ‘Journal of Infectious Diseases’, o que significa que pode acontecer a qualquer pessoa.

Para o estudo, os investigadores aplicaram um novo teste em 176 pessoas que deram positivo em testes PCR padrão para determinar se o vírus ainda estava ativo. Os resultados sugerem que o novo teste deve ser aplicado em ambientes onde as pessoas são vulneráveis para impedir a propagação da Covid-19. “Embora este seja um estudo relativamente pequeno, os nossos resultados sugerem que o vírus potencialmente ativo às vezes pode persistir além de um período de 10 dias e pode representar um risco potencial de transmissão posterior”, diz a coautora do estudo Lorna Harries, professora da Universidade de Exeter Medical School, em comunicado. “Além disso, não havia nada clinicamente notável sobre essas pessoas, o que significa que não poderíamos prever quem são.”

Harries e sua equipa alertaram ainda que as pessoas devem ser cautelosas com aqueles que foram infetados recentemente. “Em alguns ambientes, como pessoas que regressam a casas de repouso após uma doença, as pessoas que continuam infetadas após 10 dias podem representar um sério risco à saúde pública”, reforçou o principal autor Merlin Davies. “Podemos precisar garantir que as pessoas nesses ambientes tenham um teste de vírus ativo negativo para garantir que as pessoas não são mais infeciosas. Agora queremos realizar testes maiores para investigar.”



Comentários
Loading...