Covid-19: Nova variante exige “isolamento mais proativo e testagem mais intensa”, diz Graça Freitas

A diretora geral da saúde, Graça Freitas, disse esta segunda-feira que a nova variante, identificada na África do Sul, obriga as autoridades de saúde a tomar medidas de prevenção, apertando o cerco, nomeadamente o reforço do isolamento e testagem.

“Tratando-se de uma nova variante, temos de apertar a malha”, afirmou em declarações à TSF, adiantando que se está a fazer um apelo para automonitorização de sintomas e contacto com a linha SNS 24 a quem viajou para estes países onde a variante está a circular.

A par disso, sublinhou, haverá também um reforço da vigilância das autoridades de saúde. “Há aqui um isolamento mais proativo e mais intenso, e uma testagem mais intensa dos contactos”, afirmou.

Graça Freitas explicou que sendo esta uma variante mais transmissível, “vai propagar-se por todo o mundo” e “os vírus não conhecem fronteiras”, sendo uma boa altura para lembrar que “a pandemia ainda não acabou”.

Por esse motivo, a responsável deixou um apelo aos portugueses para que mantenham no seu dia a dia medidas de precaução, como arejar as superfícies e espaços fechados, “não ter contactos muito alargados fora da sua bolha”, voltar à higienização das mãos e uso de máscara.

Neste momento, sublinhou, o objetivo passa por “ganhar tempo” para investigar uma variante que ainda não se conhece bem e que pode aparecer em locais com baixas taxas de vacinação, já que “estamos na era da globalização”, reiterou.

Sobre o jogo do Belenenses com o Benfica, Graça Freitas esclareceu que “os 13 casos casos (identificados em Portugal) não são exclusivamente em jogadores da B SAD, porque também há casos no staff”.

“Tratando-se de uma nova variante”, a responsável disse que vão avançar com “uma identificação mais alargada dos contactos e proceder ao seu isolamento”.

A diretora-geral da Saúde detalhou que os jogadores que estiveram em campo vão entrar em plano de testagem. Ainda durante esta segunda-feira, todos serão testados, por uma questão de precaução. Também os jogadores do Benfica serão testados.

 

Ler Mais


Comentários
Loading...