Covid-19: Menos de 50 países já atingiram meta de vacinação da OMS

Portugal integra um seleto grupo de menos de 50 países que já atingiu a meta proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em outubro último – de vacinar pelo menos 70% das suas populações até meados de 2022. De acordo com as projeções do site ‘Our World in Data’, atualizadas esta semana, há mais de 100 países que não estão sequer no caminho certo para cumprir esse objetivo.

Um desses países é os Estados Unidos, segundo revelaram os investigadores, acompanhados por diversas nações da Europa, Ásia e África. A estimativa foi realizada através da compilação de dados oficias, com a taxa de vacinação atual para cada país calculada como o número médio de pessoas que receberam a segunda dose da vacina nos últimos 14 dias, um ritmo que foi presumido como constante até à meta da OMS de meados de 2022.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

“Ao adicionar essa parcela esperada à parcela da população que já foi totalmente vacinada, projetámos que parcela das pessoas estará totalmente vacinada a 1 de julho de 2022”, disseram os investigadores. “Excluímos das nossas projeções os países que não relataram números por mais de 30 dias.”

Os especialistas reconheceram que o seu método não levou em consideração variáveis ​​como escassez potencial de vacinas, mudanças nas velocidades de distribuição da vacinação ou novas políticas governamentais.



Comentários
Loading...