Covid-19: Madeira prepara-se para vacinar crianças entre os 5 e 11 anos já em dezembro

A Madeira preparar-se para vacinar crianças com idades compreendidas entre os 5 e 11 anos em dezembro. Depois de ter sido a primeira região do país a vacinar adolescentes entre os 12 e 17 anos contra a Covid-19, prepara-se agora para avançar sem esperar pela decisão da Direção-Geral de Saúde (DGS), segundo revelou o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, que aguarda somente pelo parecer positivo da Agência Europeia de Medicamento (EMA).

“A chegada [a Portugal] das vacinas está prevista para o dia 20 de Dezembro, e se chegarem à Madeira dois dias depois, e a logística permitir, estamos em condições de com as 7.500 primeiras doses vacinar 50% dessa população”, perspetivou Pedro Ramos, falando num universo de 14.715 crianças nessa faixa etária. 

“Toda a operação logística está a já a ser montada. Desde a criação de espaços dedicados para as crianças nos centros de vacinação, à escolha das equipas que vão acompanhar o processo”, disse fonte do gabinete de Pedro Ramos, acrescentando que a vacinação será acompanhada por médicos pediatras e equipas de enfermagem especializadas em pediatria.

Os centros de vacinação existentes no arquipélago vão ser adaptados para acomodar espaços diferenciados e exclusivamente dedicados a crianças. “Vamos também ter animação nas zonas de espera, pós-vacinação”, acrescentou a mesma fonte. As autoridades de saúde regionais querem que esta nova fase do processo de vacinação aconteça de forma natural, e estão a preparar ações para sensibilizar os pais para a importância da inoculação.

“Como é uma vacina diferente, estamos dependentes da chegada à Madeira. Logo que isso aconteça, começamos a vacinação. Temos tudo preparado”, diz o gabinete do secretário regional da Saúde.



Comentários
Loading...