Covid-19: Há um novo sintoma da BA.5 que está a afetar os doentes à noite, alerta especialista

Um imunologista britânico alertou esta segunda-feira que a nova subvariante da Covid-19 pode estar a causar sintomas diferentes – incluindo um que surge durante a noite, avança o ‘Independent’.

A BA.5 é uma subvariante altamente contagiosa da Ómicron que gera preocupação, uma vez que contribui para uma nova onda de infeções em todo o mundo, incluindo em Potugal, onde já é dominante.

Os cientistas têm encontrado diferenças com as subvariantes anteriores, incluindo a capacidade de reinfetar pessoas semanas após a infeção. Um importante imunologista sugeriu agora que poderia estar a causar um novo sintoma.

“Um sintoma extra da BA.5 que vi esta manhã são suores noturnos”, disse Luke O’Neill, professor do Trinity College Dublin, a uma estação de rádio irlandesa. “Não é estranho?”, acrescentou.

A BA.5 está a gerar um aumento nos casos em vários países, em conjunto com a BA.4, inclusive na Europa e na Austrália. Também se tornou a variante dominante nos EUA.

“A doença é um pouco diferente porque o vírus mudou”, disse O’Neill ao ‘Newstalk’. “Existe alguma imunidade – obviamente com as células T e assim por diante – e essa mistura do seu sistema imunológico e do vírus que é ligeiramente diferente pode dar origem a uma doença também ela diferente, com os suores noturnos como característica”, explicou.

Ainda assim, o responsável deixou um alerta relevante: “É muito importante, se você for vacinado e tiver a vacina de reforço, a doença não progride para um estado mais grave, e essa é a mensagem para continuar a lembrar as pessoas.”

A BA.5 foi descoberta pela primeira vez na África do Sul em fevereiro, um mês após a BA.4 ter sido identificada no mesmo país. Desde então, ambas espalharam-se pelo mundo e despertaram preocupação com o ressurgimento de infeções por Covid-19.

Ler Mais


Comentários
Loading...