Covid-19: Estas quatro dicas vão ajudá-lo a identificar um autoteste falso

As notícias estão repletas de imagens de longas filas em locais de teste à Covid-19, por isso não é nenhuma surpresa que, de acordo com a Food and Drug Administration dos Estados Unidos, kits de teste caseiros falsos e não autorizados estejam a surgir online, à medida que burlões se aproveitam do aumento na procura.

No entanto é preciso ter atenção, uma vez que utilizar esses produtos falsificados não só é um desperdício de dinheiro, como também aumenta o risco de propagar o vírus sem saber, ou de não receber o tratamento adequado.

Por esse motivo, a Federal Trade Commission (FTC), o organismo americano de defesa do consumidor, deixou quatro dicas importantes que o vão ajudar a identificar um autoteste falso à Covid-19, quando procurar comprá-lo na internet. Assim, deve ter atenção ao seguinte:

1.Verificar se a marca está autorizada pela autoridade do medicamento

Certifique-se de que o teste que está a comprar é autorizado pela autoridade do medicamento, a FDA no caso dos Estados Unidos e o Infarmed, no caso concreto de Portugal.

Verifique por isso as listas do Infarmed de testes de diagnóstico de antigénio, antes de comprar, para encontrar os testes autorizados para uso doméstico e ter a certeza de que são fidedignos.

2.Consultar o vendedor antes de comprar

Consulte um vendedor antes de comprar o autoteste, especialmente se estiver a comprar num site que não conhece. Pesquise online o site, a empresa ou o nome do vendedor, em conjunto com palavras como “burla”, “reclamação” ou “avaliação”.

3.Comparar comentários de vários sites

A FDA aconselha ainda a que compare comentários online de uma ampla variedade de sites. É possível ter uma boa ideia sobre uma empresa, produto ou serviço ao ler comentários de utilizadores em vários sites de compras.

Outra dica importante: Pense na fonte do comentário. Pergunte a si mesmo: de onde vem esta avaliação? É de uma organização especializada ou de clientes individuais? Isso pode ajudá-lo a perceber a autenticidade do produto.

4.Pagar com cartão de crédito

Como última dica, é uma mais-valia se pagar o autoteste com cartão de crédito. Se lhe cobrarem por um produto que nunca recebeu ou que não está em conformidade com o anunciado, entre em contato com a administradora do cartão de crédito e conteste a cobrança.

Ler Mais


Comentários
Loading...