Covid-19: Conheça os sintomas das novas subvariantes que estão a causar infeções em Portugal

As novas variantes BA.4 e BA.5 já estão em Portugal, contribuindo para o aumento de infeções, sobretudo a segunda que já é dominante no nosso país, com uma frequente de 94,8%, segundo o último relatório do INSA.

Quanto à BA.4, “foram identificadas 11 sequências em Portugal, associados a casos confirmados em cinco das sete regiões”, de acordo com o mesmo organismo.

Embora não pareçam produzir sintomas mais graves do que o Ómicron, são mais contagiosas. Na mesma linha, os infetados costumam desenvolver sintomas ligeiros ou até estar assintomáticos, principalmente no caso dos vacinados.

Segundo o jornal ‘ABC’, os sintomas mais frequentes detetados até ao momento são dor de garganta, congestão nasal, tosse seca e dores musculares, semelhantes aos observados com a Ómicron.

Alguns dos sintomas que as distinguem, segundo o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul, é a diarreia – que acontece mais frequentemente do que em outras variantes – a dor de garganta também surge com mais frequência e o tempo de incubação é menor.

Além disso, de acordo com um estudo publicado na revista médica alemã ‘Ärztezeitung’, dois dos sintomas associados a essas subvariantes são também tonturas e desmaios.

Ler Mais


Comentários
Loading...