Covid-19: A cada inverno haverá uma nova “explosão de casos”, prevê virologista conselheiro de Von der Leyen

Peter Piot, um dos virologistas mais conhecidos e atual conselheiro da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considera que haverá, a cada inverno, uma nova “explosão de casos” de Covid-19.

Em declarações à estação de televisão belga RTL, o especialista disse estar “claro é que estamos a entrar numa nova fase. O vírus está a mudar com a variante Ómicron, que é muito mais transmissível. Causa doenças menos graves”, referiu.

“Depois, graças à vacinação, as mortes caíram. Há menos pessoas em unidades de cuidados intensivos. Se a isto juntarmos as infeções naturais, significa que temos imunidade de grupo. Também temos mais experiência em saber como reduzir os riscos”, apontou.

O virologista acredita que podemos esperar que “a primavera e o verão sejam muito mais parecidos com o que eram anteriormente, com menos problemas relacionados com a Covid-19, desde que não haja uma variante muito virulenta. Acredito que para o verão possamos estar bastante tranquilos” , assegura.

“Mas já estou a pensar no próximo inverno. Quando dizemos que o vírus será endémico, ou seja, que estará em quase todos os locais, mas com menos risco, acredito que a cada inverno teremos uma explosão de casos”, sublinhou.

Perante este cenário, Piot defende que “inevitavelmente terão que ser tomadas medidas, incluindo a vacinação provavelmente todos os anos”, afirmou ressalvando que a questão tem de ser discutida.

“Devemos promover um debate para refletir sobre como organizar as nossas sociedades e vidas para conviver com a Covid-19 de uma forma totalmente diferente em relação ao que acontece atualmente”, sugere.

Questionado sobre se a população terá de continuar a usar a máscara no inverno e a manter o distanciamento social nos próximos anos, o especialista “acredita que estaremos entre os dois. A vacinação vai continuar a ser sendo uma defesa básica porque protege os mais vulneráveis”, sublinha. “Provavelmente vamos tomar uma vacina todos os inverno, como para a gripe”, acrescenta.

“Em segundo lugar, como no Japão, quando alguém está com gripe usa uma máscara. Se teremos que enfrentar um novo bloqueio? Não acredito nisso. Mas as máscaras, pessoalmente, continuarei a usá-las”, concluiu.

Ler Mais


Comentários
Loading...