Continental já tem disponíveis em Portugal os primeiros pneus produzidos a partir de garrafas PET recicladas

Já estão disponíveis em Portugal os primeiros pneus da Continental produzidos a partir de garrafas PET recicladas: a produção já está marcha na fábrica da marca de pneus em Lousado, numa aposta que visa manter a qualidade, a resistência e o preço mas mais verde.

Os pneus Continental, que contêm poliéster fabricado a partir de garrafas PET recicladas, e que estão a ser produzidos na Continenal Mabor, em Famalicão, estão ja disponíveis no mercado nacional, a partir da rede de agentes ContiService.

A tecnologia ContiRe.Tex, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional no pneu e que está em produção em série desde abril de 2022, foi apresentada em setembro de 2021: utiliza fio de poliéster, que é desenvolvido a partir de garrafas PET usadas sem nenhuma etapa química intermediária e não reciclada de nenhuma outra forma. Esta tecnologia é muito mais eficiente do que outros métodos padrão. As garrafas utilizadas provêm exclusivamente de regiões sem um ciclo fechado de reciclagem.

Num processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster. Para produzir um jogo de pneus padrão são necessárias cerca de 40 garrafas PET recicladas.

O fio poliéster feito de PET é usado há muito tempo como material na montagem de pneus de passageiros e camiões ligeiros. Os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas. Para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade, a Continental está a investigar intensivamente materiais alternativos para a sua produção.

Em setembro de 2021, o fabricante de pneus premium estreou o Conti GreenConcept, utilizando poliéster proveniente de garrafas de plástico reciclado na carcaça.

Até 2050, a Continental assume o compromisso de produzir todos os pneus com materiais 100% sustentáveis.

Ler Mais



loading...
Comentários
Loading...